terça-feira, dezembro 19, 2006

Subida do Nível Médio das Águas do Mar

Realizou-se no dia 28 de Novembro de 2006, pelas 21:30H uma palestra, proferida pela Professora Doutora Manuela Juliano, sobre a "Subida do Nível Médio das àguas do Mar". Essa palestra foi proferida no novo Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

O aumento do nível médio das águas do mar, a nível global, é hoje um facto observado através de medições efectuadas no oceano com diversos equipamentos. As principais causas que contribuem para este aumento, devem-se a: expansão térmica (provocada pelo aquecimento das águas do mar) e trocas de água com os continentes provocadas pelo gelo da Gronelândia, do Antárctico, pelos glaciares e através das águas residentes nos continentes. Por exemplo, se todo o gelo do Antárctico derretesse, verificar-se-ia um aumento do nível médio do mar da ordem dos 60 m.

Os últimos estudos efectuados já quantificaram este aumento. Assim, na ultima década, o nível médio das águas do mar está a subir a uma taxa de 3.2 mm / ano. No século XX, este aumento foi de 1.8 mm/ano, o que indica uma aceleração do processo, só na ultima década. Este dados já são baseados em observações e não em estimativas. Cerca de metade deste valor deve-se à expansão térmica dos oceanos e a outra metade à adição de águas ao oceano através do degelo.