quarta-feira, maio 09, 2007

Alunos do projecto EuroLifeNet visitam a Universidade dos Açores

Os alunos da Escola Básica e Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, participantes no Projecto EuroLifeNet, visitaram o Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, conjuntamente com a Drª Tânia Fonseca, afim de discutirem com o Professor Félix Rodrigues questões relacionadas com processos de emissão, classificação, composição e efeitos na saúde pública de partículas atmosféricas PM2,5.



O objectivo do programa EuroLifeNet é testar uma metodologia inovadora de recolha de dados (ex. exposição pessoal a partículas, poluente atmosférico com graves efeitos na saúde), em condições que satisfaçam as necessidades dos cientistas, técnicos e decisores políticos, no que respeita a rigor e fiabilidade dos dados, com cobertura estatística adequada; mas também sustentável (em termos económicos e institucionais), para recolha em regime regular, não apenas em projectos piloto; e que contribuam para a consciencialização cívica dos cidadãos, em especial os jovens, da sua responsabilidade social no problema e na sua solução.
A incidência de doenças respiratórias na União Europeia tem crescido a níveis preocupantes, daí ser fundamental aprofundar os estudos sobre a poluição do ar e os seus efeitos, e obter o apoio esclarecido dos cidadãos para politicas mais rigorosas em defesa do ambiente. Para tal é necessário co-relacionar índices de poluição do ar exterior, com dados sobre o ar interior e sobretudo de exposição pessoal - e com os indicadores de saúde pública.

Os modelos tradicionais de sensibilização dos cidadãos (via mass media e campanhas de divulgação científica) têm tido um efeito limitado. Envolver cidadãos neste estudo suscita uma oportunidade de conseguir uma maior receptividade. O Programa EuroLifeNet é uma cooperação inovadora entre cientistas, técnicos, estudantes e professores que, em estreita colaboração, e recorrendo às mais sofisticadas tecnologias, estão a medir a qualidade do ar (partículas), estando 3 regiões de Portugal (Viana do Castelo, Açores e Lisboa e Vale do Tejo) e uma de Itália (Milão – Lombardia) entre as pioneiras de um estudo à escala da União Europeia. No mapa seguinte, encontram-se assinaladas a azul, as instituições participantes.(in Pedro Ferraz de Abreu-Director do Projecto).