terça-feira, maio 15, 2007

Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde devem aproximar-se

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, em visita ao Arquipélago dos Açores defende um reforço da aproximação das ilhas atlânticas (Açores, Madeira, Canárias e do arquipélago africano de Cabo Verde), assumindo tratar-se de um passo importante para um maior crescimento e competitividade. “É fundamental um reforço das relações entre as ilhas da plataforma macaronésia para que possamos atingir um maior crescimento de cooperação, competitividade e desenvolvimento”, argumenta José Maria Neves, que, iniciou na passada segunda-feira, uma visita de quatro dias aos Açores.
Para o primeiro-ministro cabo-verdiano, uma boa relação entre aquelas ilhas do Atlântico pode também ajudar a promover “um corredor para a paz, estabilidade e segurança”. A parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia (UE) foi outro dos assuntos que o chefe do governo cabo-verdiano afirmou que já se está a concretizar já se vendo “luz ao fundo do túnel”.“
Relativamente à parceria especial com a UE, José Maria Neves reconheceu que embora se tenham registado avanços durante a Presidência alemã da União Europeia, Cabo Verde espera que seja durante a Presidência portuguesa (no segundo semestre deste ano) “que irá haver um enorme impulso”.
José Maria Neves iniciou o seu périplo pela ilha Terceira, na segunda-feira de manhã, altura em que, em Angra, recebeu as chaves da cidade e o diploma de cidadão honorário da cidade. À tarde, o chefe do governo cabo-verdiano visitou a Memória e participou na inauguração das novas instalações do Instituto Açoriano da Cultura. De seguida, José Maria Neves reúne com Carlos César e com o secretário regional dos Assuntos Sociais para discutir a política de imigração. Neste périplo, o gabinete do primeiro-ministro de Cabo Verde já fez saber que é esperado o debate sobre a cooperação em áreas como a Educação e Ensino Superior, Ciência e Formação Profissional, onde estará envolvida, obviamente a Universidade dos Açores.
“Sendo uma região turística por excelência, os Açores poderão beneficiar o sector do turismo cabo-verdiano, bem como o fomento da cooperação a nível das pescas, agricultura e a nível do ensino superior entre as Universidades de Cabo Verde e dos Açores”, diz uma nota do gabinete de José Maria Neves.


Depois da passagem pela ilha Terceira, o primeiro-ministro de Cabo Verde estará em São Miguel, onde, na Universidade dos Açores, proferirá uma oração de sapiência sobre “A Parceria Especial com a União Europeia e a Inserção Competitiva de Cabo Verde no Espaço Macaronésia”.