quarta-feira, maio 16, 2007

Assembleia Geral da rede europeia de excelência, Marbef, na Polónia

Decorre em Sopot, na Polónia, a Assembleia Geral da rede Marbef.


O trabalho desta rede europeia de excelência, está dividido em dezasseis pequenos projectos de investigação organizados em três grandes temas e suportados por uma boa organização e divulgação.
O três temas que aborda são:
1) a Taxonomia, onde se descobrem, descrevem e cartografam novas espécies marinhas;
2) o Funcionamento dos Ecosssistemas Marinhos, onde se tenta perceber a relação entre o meio ambiente e a biodiversidade, e,
3) os Aspectos Socio-Económicos da Biodiversidade Marinha.


No Tema 1 e 2 participam os Professores Filipe Porteiro, Ricardo Serrão Santos e João Gonçalves do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, e na terceira, o Professor Tomaz Dentinho do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.
Estes docentes acabam por representar a maior Zona Económica Exclusiva da Europa, que são as água territoriais açorianas.
O tema da Taxonomia tem oito projectos. Um estuda a evolução da biodiversidade a longo prazo tentando perceber a influência de fenómenos como a variação da temperatura global. O segundo analisa as consequências das variações da biodiversidade no volume de pescas. O terceiro projecto analisa apenas o comportamento do Oceano Ártico em termos de biodiversidade. Um quarto, onde o DOP está muito integrado, analisa o impacto de eventos extremos nos padrões da biodiversidade dos mares profundos. O quinto tenta construir cartas de biodiversidade marinha à escala europeia juntando várias bases de dados. Um sexto constroí uma base de dados para taxonomistas marinhos. O Sétimo é sobre a integração de diferentes métodos para estudar alterações da biodiversidade ao longo da Cordilheira Atlântica. Finalmente o oitavo é sobre a biodiversidade bacteriana onde se discute se o número de espécies não deve ser substituido pelas funções das espécies em termos de quantificação da biodiversidade. O tema 2, sobre o Funcionamento dos Ecossistemas Marinhos, tem sete projectos: 1) Biodiversidade Genética; 2) Espécies invasoras e espécies engenheiras; 3) Biodiversidade em Zonas Costeiras; 4) O impacto da biodiversidade na estabilidade dos ecossistemas; 5) O funcionamento de cadeias tróficas marinhas; 6) Microorganismos e funcionamento dos ecossistemas; e 7) Bioquímica e biodiversidade marinha. Finalmente o tema 3 tem apenas um projecto que trata de um desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para gerir a biodiversidade marinha. Nessa Assembleia verifica-se que já existem alguns investigadores com resultados, outros apenas desenharam novas metodologias, outros ainda já apresentaram novos projectos.
(Prof. Tomaz Dentinho in A União)

1 Comments:

Blogger ahmed said...

تملك مجموعة عمل مدرب جيدا على كيفية التداول مع مختلَف قطع أشكال الأثاث و العفش دون تعرض العفش او الأثاث للتلف أو الكسر أو التجريح و كل ذلك تحت أى أحوال لضمان وصول الأثاث و العفش بصورة جيدة و سليمة فى المقر الحديث دون خسائر .

شركة نقل عفش
شركة نقل اثاث من الرياض الى جدة

شركة نقل عفش من الرياض الى جدة
شركة نقل عفش بالقصيم

8:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home