sexta-feira, maio 25, 2007

A Intervenção em Educação Ambiental: Inovação ou Indiferença?

Na tese de Mestrado em Educação Ambiental dos Departamentos de Ciências Agrárias e Edudação da Universidade dos Açores,“A Intervenção em Educação Ambiental dos Educadores de Infância do Arquipélago dos Açores: Inovação ou Indiferença?”, Carina Raquel Macedo Rocha Terroso, orientada pelo Professor Paulo Borges e pelo Professor Pedro Gonzalez, ambos do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, pretendeu dar a conhecer as preocupações que os educadores de infância, do arquipélago dos Açores, apresentam face à temática da educação ambiental e que representações têm das suas práticas ambientais nas escolas.
Tentou perceber quais as motivações que os levam, ou não, a desenvolverem e/ou estimularem a educação ambiental no jardim-de-infância, tais como as experiências pessoais, a preparação que receberam ou mesmo obstáculos que possam surgir.
O estudo representa todas as ilhas do arquipélago dos Açores e na sua maioria corresponde ao género feminino.
De um modo geral, os educadores inquiridos disseram suportar e incluir a educação ambiental nas suas aulas de jardim-de-infância, tendo-se verificado que a idade e as experiências pessoais poderão influenciar a ênfase que dão a esta temática. Também verificou que surgem obstáculos quando trabalham a educação ambiental, contudo mostraram que tentam de alguma forma ultrapassar os mesmos. Por exemplo, quando referiram que receberam uma formação pobre na área de educação ambiental revelaram que as acções de formação, as leituras pessoais, entre outras podem ajudar a colmatar esta lacuna.

Registou, na maioria dos inquiridos a crença que a educação ambiental deverá estar presente em quase todos os projectos de jardim-de-infância, uma vez que, a mudança para uma relação mais equilibrada com o planeta e com as outras espécies depende de todos, independentemente da sua idade. Logo o jardim-de-infância será um bom ponto de partida para que as crianças percebam e transmitam (mais tarde) que ao conservar a natureza estão a conservar-se também.