quarta-feira, junho 13, 2007

Alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico experimentam trabalho laboratorial e investigação

Cerca de meia centena de alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, do Colégio de Santa Clara, na ilha Terceira, vivenciaram pela primeira vez o trabalho laboratorial e experimentaram algumas técnicas analíticas mais sofisticadas.
O trabalho laboratorial desses alunos decorreu nos laboratórios do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores com o acompanhamento dos Professores Airidas Dapkevicius e Lurdes Enes Dapkevicius.
As experiências constaram do estudo da taxa de aquecimento/arrefecimento de alguns produtos alimentares, análise espectrofotométicras e HPLC (High performance liquid chromatography). Os alunos estudaram a mistura de alguns corantes e a composição química de alguns alimentos.
As crianças efectivamente adoram explorar os materiais, e por vezes associam o trabalho em ciência e no laboratório a uma actividade de mágico.

Este tipo de actividades, através da inserção das crianças no mundo real da ciência, aproveitando o seu entusiasmo natural, promove competências ao nível do conhecimento do mundo e ao nível do conhecimento científico.