terça-feira, junho 19, 2007

Interdependências Leite e Energias Alternativas

Podemos estar a sonhar, mas não é que, ao arrepio de tudo o que se tem escrito sobre a monocultura da vaca e do beco sem saída em que o leite entrou, há muito tempo, parece haver uma saída para o leite açoriano? Vejamos a “coisa” nesta perspectiva: os Açores serão dos poucos lugares no mundo onde o leite é produzido, preferencialmente, a partir da pastagem, enquanto noutros pontos da Europa é fundamentalmente obtido a partir de rações, cuja base é o milho. Ora, o preço do milho está a disparar, fundamentalmente porque está a ser “desviado” para a produção de bio-diesel (Diário Insular).
A aposta na energia da biomassa acaba por ter impactos no preço de determinados produtos, como é o caso do leite. Flutuações no consumo do milho, pelo aumento da procura para produção de energia, traduzem-se em flutuações no preço do leite pago aos produtores. Se alguns produtores podem ter prejuízos com as apostas no biodiesel, outros, com produções à base de erva, poderão ter lucros.
De acordo com o Professor José Matos, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, o preço do leite pago aos produtores deve ser indexado a indicadores fiáveis e seguir as flutuações do mercado, em vez de ser negociado todos os anos. O preço do leite pago aos produtores da Região deve seguir o mercado mas não pode ultrapassar a média nacional ou europeia. “Isso seria a morte do sector nos Açores”, alerta o Professor José Matos do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.

O Professor Tomaz Dentinho do mesmo Departamento defende que actualmente, ainda há espaço negocial entre um cêntimo e 3 cêntimos a mais por litro de leite nos Açores. Atendendo a que a produção açoriana é mais de cem milhões de litros de leite por ano, estarão garantidos mais de um milhão de euros por ano para os lavradores e, considerando os efeitos multiplicadores na economia, haverá mais 2,5 milhões de euros a distribuir por ano por todos os habitantes, ou seja, 50 euros a mais por habitante por ano (em A União).
Poderá afirmar-se que nos Açores, a aposta europeia no biodiesel se traduz num incremento da economia açoriana.

1 Comments:

Blogger Susan said...

Interesting post. I Have Been wondering about this issue, so thanks for posting. See Instagram photos and videos from 'pictame' hashtag.

8:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home