quarta-feira, junho 06, 2007

Mudanças Drásticas na Paisagem Portuguesa

A Professora Teresa Pinto Correia da Universidade de Évora, proferiu, no passado dia 4 de Junho de 2007, uma palestra no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, sobre "Os Factores que Influênciam a Paisagem no Continente Português". A sua análise centrou-se na evolução da paisagem portuguesa de 1990 para 2000.
Começou por esclarecer o conceito de paisagem que para muitos quer dizer território ou pura e simplesmente espaço rural. Na verdade, trata-se do resultado da interacção dos sistemas físicos, biológicos e humanos capaz de criar imagens e representações. Imagens que, por seu lado, suscitam sensações e valorações que informam gestos e atitudes das pessoas, e decisões e intervenções por parte dos poderes políticos. E é assim que a paisagem ou, se quiserem, o território é apenas uma imagem. Mas essa imagem é o fim e o princípio de muitas percepções e acções. Daí, também, a sua importância. Depois, num segundo momento, a conferencista expôs a metodologia, os resultados e as ilações do estudo sobre a evolução da paisagem em Portugal no passado recente. A hipótese que quis testar é que o abandono rural e a multifuncionalidade da agricultura tem tons e sons que justificam a não uniformização das políticas. O método trata de sobrepor a informação paisagística sobre o coberto do solo, com a informação agronómica por tipo de cultura e ainda com os dados sobre a realidade económica e social ao nível dos municípios. Os resultados a que chega são surpreendentes: há desertificação com aumento do rendimento por hectare, há interacções fortes entre o urbano e o rural, há zonas que perderam toda a capacidade de iniciativa e há outras em que a iniciativa cabe aos estrangeiros. Não há dúvida de que precisamos dos geógrafos para darem nomes às coisas novas que vão acontecendo ao nosso lado. Sobretudo para nos dizerem que essas coisas são o que são para que, antes de tentarmos julgamentos precipitados, inúteis e acabrunhadores, percebamos porque é que as tais coisas são o que são. No final registou-se uma interessante interacção com a assistência. Falou-se da aplicação daquela metodologia à Região Açores e à Europa. Pôs-se em causa a política agrícola europeia tolamente uniformizada. Relembrou-se o papel da tecnologia e da economia.

(in A União - Prof. Tomaz Dentinho)

1 Comments:

Blogger ahmed said...

ثم عقب هذا يقوم فريقنا ببخ المواد المستخدمة في القيام بعملية التنظيف والتعقيم، ثم يقوم بفريقنا بتوقف الشغل لفترة ليست أقل من ساعة حتي يمكنها تلك المواد بفعل ما يفتقر منها.
شركة تنظيف كنب بجدة
شركة تنظيف موكيت بجدة
شركة تسليك مجاري بجدة
شركة النجوم لخدمات التنظيف

8:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home