sábado, junho 23, 2007

Investigação em Biotecnologia

O Director Regional da Ciência e Tecnologia, Professor João Luís Gaspar, reconheceu publicamente a qualidade da investigação produzida pelos membros do Centro de Biotecnologia do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores afirmando que o Governo Regional estava certo quando apostou no financiamento específico daquela unidade no âmbito do Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia.
“Em dois anos, o potencial científico do Centro de Biotecnologia dos Açores aumentou consideravelmente ao nível dos recursos humanos, técnicos e financeiros, fruto de uma estratégia de desenvolvimento, definida e calendarizada de acordo com as prioridades identificadas pelos responsáveis da unidade”, alegou.
Segundo dados que avançou, o investimento global do executivo no Centro de Biotecnologia dos Açores, já aprovado na presente legislatura, é superior a um milhão de euros e as acções financiadas têm sido devidamente acompanhadas pela direcção regional com o objectivo de se garantirem os resultados que presidiram aos apoios concedidos. Além disso, e ao abrigo do Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia, o Centro de Biotecnologia dos Açores beneficia de 50 mil euros anuais para cobrir despesas gerais de funcionamento e gestão e equipou os seus laboratórios com as mais modernas tecnologias de investigação, no seguimento de um investimento regional da ordem dos 450 mil euros, especificou.
João Luís Gaspar adiantou que o Governo Regional possibilitou, em paralelo, o reforço da equipa de investigação do centro com a integração de quatro novos investigadores de mérito para o desenvolvimento de projectos específicos, atribuindo a esta estrutura científica duas bolsas de pós-doutoramento e duas bolsas de doutoramento.
Encontram-se, por outro lado, em fase de avaliação os processos conducentes à concessão, ao Centro de Biotecnologia dos Açores, de mais quatro bolsas para a contratação de novos doutorados e, nos últimos dois anos, o Governo financiou a participação de vários dos seus investigadores em congressos de dimensão internacional, patrocinou a realização, na Região, de quatro encontros científicos organizados pelo centro e comparticipou a publicação de diversas edições científicas.


“Trata-se de um investimento sem paralelo nos Açores e que contraria o observado no resto do País, onde a maioria das unidades de investigação e desenvolvimento sentem as dificuldades decorrentes da actual situação económica”, afirmou, sublinhando que, na Região, “a estratégia passa por consolidar e dinamizar a investigação produzida, potenciando-se a integração dos centros de excelência no Espaço Europeu de Investigação e privilegiando as iniciativas de interesse prioritário para a implementação das políticas públicas regionais”.
Para o director regional da Ciência e Tecnologia, a proximidade dos serviços que dirige “a todas as unidades de investigação científica dos Açores tem-se revelado crucial na execução dos projectos financiados e os resultados que estão a ser alcançados pelas respectivas equipas de investigação mostram que estas estão a responder com elevado sentido de responsabilidade à oportunidade criada com a implementação do Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia”.
“O próprio discurso das unidades de investigação e a sua preocupação em delinear linhas de investigação de base tecnológica com impacte directo na dinamização da economia e na melhoria do bem-estar social da população responde ao desafio que foi lançado pelo Governo Regional na reunião do Conselho Consultivo da Ciência e Tecnologia, realizada no passado mês de Fevereiro, na qual foram enumeradas as prioridades do executivo para o próximo período de programação financeira 2007-2013”, considerou.

(in GaCS/AP/DRCT)

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sou do pico e venho manifestar o meu repudio pelo que se passa nas salas de informatica do concelho das lajes do pico, sei que todas as salas são financiadas pela S.R.C.T. por isso deixo o meu protesto.
é uma vergonha o que se passa em todas as salas, os monitores tem dias que vão, tem dias que nem aparecem,por vezes os utentes chegam a ir a casa dos mesmos para os chamar e por vezes a respostaé:não vou hoje porque não me apetece,fala-se com o coordenador parece pior, há pcs que raramente trabalham, porque a manutenção não esiste,então no verão e muito dificil irem trabalhar em particular aqui nas ribeiras a monitora tem piscina ao lado da casa, então no horario laborar nem aparece na sala, enfim... é triste o que se passa com o nosso dinheiro e quando o governo diz que quer apoiar a juventude e não faz uma fiscalização para saber o que se passa com o nosso dinheiro? onde perdumina o tabaco, alcool e muitas coisas mais que só está denegrir e a corromper a nossa juventude. por favor façam alguma coisa.

8:08 da tarde  
Anonymous evest حساب إسلامي said...

This is a very good example of a blog. Everyone should follow this site.

1:34 da tarde  
Anonymous هل اشتري سهم الراجحي الان؟ said...

That needs some follow up

8:33 da manhã  
Anonymous شرح منصة xtb said...

You have some really nice content on your blog.

1:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home