segunda-feira, junho 18, 2007

Projecto Easy

O Centro de Estudos do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, na qualidade de parceiro, promove nos próximos dias 20, 21 e 22 de Junho de 2007, em Angra do Heroísmo, a segunda reunião do Projecto Easy (European Atlantic Forecasting System).
Este projecto tem com principal objectivo a construção de um sistema multifacetado para a modelação operacional aplicada à segurança marítima, que requer o conhecimento das condições meteorológicas, de agitação marítima e das correntes oceânicas. Esse sistema disponibilizará serviços à navegação, às agências de salvamento marítimos e de gestão do litoral, incluindo a protecção de ecossistemas e infraestruturas costeiras e previsão da qualidade das águas de zonas balneares.
Portugal, Espanha e França estão assim, desde Janeiro, a produzir informação utilizável em tempo real para a costa norte atlântica através do Projecto EASY liderado pelo Instituto Superior Técnico (IST). O Projecto, que agora se inicia, será desenvolvido até Junho de 2008 e engloba cinco instituições.
Provavelmente, já a partir do fim do mês, qualquer pessoa pode aceder ao site www.easy.net para obter informações sobre o estado do mar na costa do Estoril, Óbidos, Sines, Galiza e Açores.

Nessa reunião em Angra do Heroísmo estarão presentes investigadores do Instituto Superior Técnico-Lisboa, da Consellería de Medio Ambiente y Desarrollo Sostenible da Galiza, do Instituto Tecnológico para Controlo de Meio Marinho da Galiza, da Dirección General de Desarrollo Sostenible também da Galiza, da MERCATOR OCEAN de França e ainda da Universidade dos Açores.