sexta-feira, junho 22, 2007

A vinha dos Biscoitos

"As vinhas da terceira/Uma experiência nos Biscoitos -Quinta da Biscoitinha" é um projecto da iniciativa do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores da autoria da Professora Teresa Lima, que é responsavel directa do projecto, em parceria com a Escola Básica Integrada dos Biscoitos (EBIB). Conta também com os apoios da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, CITA-A (Centro de Investigação Tecnológica Agrária dos Açores) e Europe Direct. Este projecto tem como objectivos a sensibilização das crianças para a cultura da vinha, a sua preservação, torná-la sustentável e manter e valorizar esta paisagem ímpar. Não nos estamos a limitar à observação, os alunos estão a acompanhar o ciclo vegetativo da vinha, aprendendo as diferentes operações e executando-as, inclusive a laboração do vinho.
Pensa-se que esta acção poderá deixar, às 14 crianças que a estão a frequentar, sementes preciosas em ordem a criar o gosto pela vinha, sua importância social, económica, ambiental, cultural e turística. Assim está-se a contribuir no sentido da gestão e conservação da natureza da Região vitivinicola dos Biscoitos.
Os Biscoitos é uma freguesia que tem cerca de 85% das suas vinhas abandonadas e ameaçadas pela construção imobiliária. Há que trabalhar com muita persistência e determinação para evitar o colapso da vitivinicultura nesta Região.
Há alguns anos que a Universidade dos Açores se preocupa com o abandono progressivo das vinhas e com a escassez de mão-de-obra e também com a falta de motivação das gerações mais novas para se ligarem a esta actividade. A ideia é sensibilizar, contagiar, instruir e treinar as crianças e os adolescentes neste sentido.
Foi com o desenrolar do Projecto ENOTURMAC da Universidade dos Açores, que tratou pela primeira vez no Arquipélago, o tema "Vinho como produto turístico", que esta ideia foi amadurecendo. Através do ENOTURMAC (INTERREG III B Açores-Madeira-Canárias) realizaram-se diversas acções para sensibilizar a população açoriana da importância da vinha, do vinho e da gastronomia num turismo sustentavel. Elas trouxeram uma nova dinâmica para pensar a vinha e o vinho como produtos turísticos.
A problemática da escassez de mão-de-obra foi diversas vezes abordada. Pensamos que há que instruir as gerações mais novas de modo a criar uma mentalidade e uma atmosfera de ligação e participação na vinha.
A presença das meninas neste projecto é crucial, tendo em conta o significado que tem o pensar e o actuar do sector feminino nas familias e nos ambientes. As mulheres são um grande factor de mentalização e contágio, de participação e de actuação.