terça-feira, julho 10, 2007

Conservar a tradição vitivinícola

O Arquipélago dos Açores tem uma grande tradição Vitivinícola, sobretudo as Ilhas do Pico, Terceira e Graciosa, afirma Maria Teresa Lima, professora do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.
A vinha foi no passado um sector de grande interesse económico, social, e que por razões várias veio a diminuir. A década de 90 do século passado deu um novo impulso à vitivinicultura com a criação das regiões demarcadas. Actualmente, na freguesia dos Biscoitos, na ilha Terceira, cerca de 85 % da área de vinha está abandonada, devido à falta de mão-de-obra e são as pessoas mais antigas que mantém esta cultura. Os mais novos não estão minimamente sensibilizados para isso. A Universidade dos Açores e a Escola Básica Integrada dos Biscoitos através do CITA- A (Centro de Investigação Tecnológica Agrária dos Açores), Europe Direct e com o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, estão a desenvolver um programa, nesta escola, para a Sensibilização das Crianças para a Cultura da Vinha. O objectivo é a sua preservação, torná-la sustentável, manter e valorizar esta paisagem ímpar.
"Não nos limitaremos à observação", afirma a Professora Teresa Lima. Os alunos irão acompanhar o ciclo da vinha, aprendendo as diferentes operações e executando-as, inclusive a laboração do vinho. Pensa-se que esta acção poderá deixar, às 14 crianças que a irão frequentar, sementes preciosas em ordem a criar o gosto pela vinha, incorporar a sua importância social, económica, ambiental, cultural e turística. Assim está-se a contribuir no sentido da gestão e conservação da natureza da Região Vitivinícola dos Biscoitos.

(In Diário Insular)