domingo, julho 08, 2007

Dinâmicas Demográficas


Maria Filomena Mendes e Conceição Rego tentaram identificar, nos países do Sul da Europa, regiões homogéneas em termos de fecundidade e verificar quais os factores explicativos desse comportamento naquelas regiões, atendendo particularmente às questões da educação e da participação no mercado de trabalho. Apresentaram alguns resultados neste Congresso (13º APDR).
Pretendendo analisar os comportamentos das variáveis demográficas responsáveis pelas alterações ocorridas na estrutura da população no distrito de Vila Real, Dina Teixeira analisou aspectos como o aumento da esperança de vida e consequente envelhecimento demográfico, diminuição da fecundidade e mortalidade infantil aliadas às correntes migratórias sentidas, na região em estudo, que se reflectem na sua estrutura demográfica. Outro aspecto relevante é o abandono de actividades tradicionais, como por exemplo a actividade agrícola, têm conduzido a uma acentuada desertificação de zonas menos desenvolvidas e mais afastadas dos dois centros urbanos do Distrito (Vila Real e Chaves). No sentido de minimizar os diversos problemas, de natureza social, económica, cultural e ambiental, torna-se necessário implementar medidas que possam contrariar ou minimizar os efeitos nefastos causados pelas variáveis referidas.
O papel dos recursos humanos é decisivo para a promoção do desenvolvimento regional. O perfil demográfico das populações condiciona profundamente a forma como olham o território, bem como o papel que desempenham e a maneira como actuam nas diversas vertentes da vida comunitária. Com o trabalho de Fátima Velez de Castro pretende-se dar a conhecer duas realidades fronteiriças sob o ponto de vista dos recursos humanos, do lado português a Beira Interior Sul, o Alto Alentejo e o Alentejo Central, do lado espanhol Cáceres e Badajoz, ou seja, a raia centro-ibérica. Desta forma tentar-se-á perceber que populações habitam nessas áreas, bem como inferir sobre as características comuns/diferenciadas que apresentam, no sentido de levantar algumas hipóteses sobre o contributo que poderão ter no desenvolvimento das suas regiões (fronteiriças) no presente e no futuro. Esta comunicação vem no contexto da dissertação de doutoramento que se encontra a realizar (Geografia), a qual trata a problemática da mobilidade na sua relação com o território, e como tal pode ou não influenciar o desenvolvimento regional das áreas de chegada dos migrantes.