quinta-feira, julho 26, 2007

Mestrado em Educação Ambiental e e-learning

O curso de mestrado em Educação Ambiental vai estrear as novas metodologias de ensino do e-learning na Universidade dos Açores. Além das aulas presenciais, a internet e as novas tecnologias da informação vão formar pela primeira vez alunos de São Miguel ao Corvo.
A internet e as novas tecnologias da informação vão ser uma das principais ferramentas do e-learning que o Departamento de Ciências Agrárias (DCA) e o Departamento de Ciências da Educação (DCE) preparam-se para implementar, pela primeira vez, na Universidade dos Açores (UA). O curso de mestrado em Educação Ambiental conta já com 23 inscritos e vai chegar às ilhas do Corvo, São Jorge, Terceira e São Miguel, além de já possuir dois alunos do Brasil. Trata-se da primeira vez, igualmente, que um mestrado é desdobrado simultaneamente em dois pólos, respectivamente o de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada. Na prática, os alunos terão ao seu dispor formação e materiais complementares em suporte digital que serão complementados com outras aulas e momentos presenciais. Nestes casos, será necessária a deslocação dos formandos aos dois pólos acima referenciados. A responsável pela segunda edição do mestrado, Ana Moura Arroz, fala no aproveitamento das potencialidades das novas tecnologias ao serviço da insularidade: “o e-learning é uma das mais importantes vias que a Universidade dos Açores tem para transcender a formação entre as ilhas”. A grande procura pelo curso com recurso ao e-learning, conta, faz com a coordenadora acentue as vantagens que a ferramenta traz à instituição universitária e ao aprofundamento do conhecimento na área da educação ambiental, bem como à sustentabilidade das próprias ofertas formativas dos cursos da UA. “O e-learning abre-nos potencialmente a novos públicos”. É por isso que no arranque no curso, em Setembro, o mestrado vai contar com dois alunos oriundos do Brasil, três do Corvo, dois de São Jorge e os restantes da Terceira e São Miguel.
Segundo a coordenadora do mestrado, este primeiro mestrado através de algumas das ferramentas do e-learning enquadra-se num esforço que a UA está a iniciar de implementação de estratégias formativas inovadoras via internet a outros cursos do estabelecimento de ensino universitário. É por isso que refere o intuito da UA em prestar formação aos docentes da casa em e-learning para reforçar o objectivo, também ele já referido pelo Reitor da universidade em ocasiões públicas, de aprofundar estas novas metodologias de ensino. Os novos moldes do mestrado, aponta, faz os responsáveis pensarem em estruturar o ciclo seguinte ao mestrado, um doutoramento em educação ambiental.
Além das aulas presenciais, os alunos do mestrado em Educação Ambiental vão obter a sua formação através de fóruns de discussão na Internet, bem como todo o material e documentação necessários enviados pelos formadores. Outras das novidades vai para a existência de aulas por DVD, explicou a responsável.
Ana Moura Arroz relembra que este é um curso surgido da parceria interdepartamental, entre DCE e DCA, que acabou por “construir um vocabulário e um percurso comum” entre ambos as estruturas que, acresce vai acabar por “consolidar uma produção científica” nesta área. Em suma, adiantou, através do e-learning, este mestrado acaba por “pôr a UA ao serviço de todas as ilhas”.

A formação pós-graduada no âmbito da Educação Ambiental surge, aponta a coordenação do mestrado, da necessidade de reinventar dinâmicas sociais que busquem o combate à pobreza, alteração de padrões de consumo, coerência nas tomadas de decisão políticas, preservação de legados naturais e culturais, preservação da atmosfera, dos solos e da água, combate à desertificação e desflorestação, conservação da biodiversidade, minimização dos riscos de saúde pública, gestão de resíduos sólidos e de dinâmicas sociais que busquem a sustentabilidade, apontando para a fusão dos domínios de conhecimento anteriormente considerados estanques. Assim sendo, um dos objectivos principais deste curso será atender ao interesse evidenciado por profissionais dos mais diversos domínios que, confrontados por problemas ambientais no seu quotidiano, procuram informação, instrumentos e estratégias de intervenção.
(In A União)

3 Comments:

Blogger Huongkvb said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:28 da manhã  
Anonymous anabolic rx24 asli said...

nice blog

4:48 da manhã  
Blogger شركة نقل عفش واثاث said...


alfursanalmutahida Furniture Moving Company

If you are looking for a furniture moving company in Dammam and Khobar for your private home with high quality, prices that are not high, excellent packaging, guaranteed access to a compass, a distinguished team, and guaranteed work to move wood, electrical appliances, glass, especially glass, then he has very special care and has a lot of tools that are highly packaged so as not to cause him to break a company Furniture Moving Forsan United Furniture Moving in Dammam and Khobar provides you with all these possibilities and the highest service and deservedly just contact us and trust that we are more keen on the safety of your furniture than you
شركة نقل الاثاث بالدمام
شركة نقل الاثاث بالخبر
شركة الفرسان المتحدة لنقل الاثاث




8:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home