segunda-feira, setembro 24, 2007

Preço do leite ao produtor no mercado internacional

O preço do leite ao produtor não pára de subir, no mercado português, até ao início de Agosto, a produção já tinha registado aumentos de 10 por cento.
A lavoura terceirense diz estar satisfeita com os aumentos verificados no último semestre, nomeadamente, com a subida no início de Setembro, três cêntimos por litro de leite. Contudo, os dirigentes associativos do sector asseguram que a indústria na ilha Terceira está a acompanhar a evolução dos mercados. “Houve um compromisso. A direcção da União das Cooperativas da Ilha Terceira está atenta e poderá voltar a aumentar o preço, caso os mercados continuem a evoluir”, afirmou fonte da Associação Agrícola da Ilha Terceira.
Em S. Miguel, recentemente, a empresa de lacticínios Bel anunciou um aumento do preço base do leite pago aos produtores de um cêntimo por litro. Com este aumento esta fábrica de lacticínios dos Açores "procedeu à quarta actualização" do preço do leite à produção de São Miguel desde o início de 2007, como forma de "manter a competitividade e acompanhar a evolução do mercado".

Segundo a Bel, os novos preços têm efeitos retroactivos desde 1 de Agosto, sendo determinados pela evolução do mercado e pela necessidade de reforçar a liderança da companhia na região. Também a união de cooperativas, Unileite anunciou reajustamentos no preço base do leite fornecido pelos seus produtores "no valor de um euro por cem litros" (também referente ao passado mês e Agostos, refere o sítio da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL/, na Internet). Esta subida do preço do leite à produção está relacionada com a falta de matéria-prima a nível mundial e em Portugal continental, que na campanha 2005/2006 produziu um total de 1,33 milhões de toneladas, menos 5 por cento face à campanha anterior. Segundo a ANIL a escassez em Portugal era contrabalançada com compras externas, no entanto existe um cenário de escassez mundial. Em Espanha, a subida dos preços do leite parece, apesar de tudo, estar ainda longe de tocar no seu ponto mais alto. Às subidas relativamente moderadas ocorridas em Junho e Julho, seguiu-se o forte incremento verificado em Agosto, onde foram batidos máximos históricos, com um crescimento de 20 por cento em apenas um mês os preços a ultrapassarem os 42 cêntimos. O preço ao produtor do leite na Holanda aumentou quarenta por cento desde o início do ano. Em finais do ano passado, o preço por quilo rondava os trinta cêntimos, para um leite como 4,4 por cento de gordura e 3,5 por cento de proteína. Nos primeiros dias deste mês de Setembro, as duas mais importantes empresas lácteas holandesas - Campina e Friesland - colocaram os respectivos preços sobre a fasquia dos quarenta e dois cêntimos. A Alemanha acompanha a tendência.
Segundo o economista Tomáz Dentinho, docente do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, o aumento do preço dos produtos lácteos “nos mercados internacionais é impressionante”. Desde o ano passado a manteiga subiu de 2500 Euros por tonelada para 3800 Euros, um aumento de mais de 50 por cento. No mesmo período o Leite em Pó aumentou 100%, de 2000 Euros por tonelada, em 2006, para 4000 Euros em 2007. O soro lácteo, no mesmo período subiu de 700 Euros por tonelada para 1100 indicando um crescimento de cerca de 60%. As razões deste aumento generalizado no preço do leite já foram explicadas pela ANIL: “um aumento impressionante da procura por parte da Índia e da China e a incapacidade de aumentar a oferta com o mesmo ritmo, também porque o aumento do preço dos cereais condicionou as produções mais artificiais. Estas tendências também vão provocar, a curto prazo, novas subidas de preço ao consumidor.
(In A União)

Etiquetas: , , , ,