terça-feira, outubro 30, 2007

Animais Marinhos dos Açores - Perigosos e Venenosos (O Livro)

Foi lançado no dia 27 de Outubro, numa das actividades da semana “Praia Outono Vivo 2007” que decorre na Praia da Vitória, o livro de Vidal Haddad Júnior, Médico dermatologista e Professor do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista do Brasil e do Professor João Pedro Barreiros do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, intitulado: “Animais Marinhos dos Açores: Perigosos e Venenosos”.
Na apresentação do livro, a Professora Maria Adelaide Lobo, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores enfatizou a importância da obra, do ponto de vista do conhecimento científico na área da ecotoxicologia bem como das informações úteis ao cidadão comum no que se refere a normas de protecção e actuação perante incidentes com algumas espécies marinhas do arquipélago.
O livro, editado pela BLU Edições, pretende ser um guia de campo para quem gosta do mar, ou está em contacto com ele, mesmo de forma esporádica.
A ocorrência de acidentes por animais marinhos no mundo é relatada no meio científico de forma esporádica, constituindo-se esta obra a primeira do género na Península Ibérica.
Nesta obra pretendeu-se inventariar os principais animais marinhos potencialmente perigosos dos Açores sem avaliar a incidência dos acidentes, mesmo assim, suspeita-se que à semelhança do que ocorre no Brasil, que cerca de 50% dos atendimentos hospitalares com este tipo de acidentes se devam a ouriços-do-mar, 25% a cnidários e os restantes 25% a peixes venenosos de várias espécies.
De acordo com os autores do livro, os principais animais causadores dos acidentes e as características clínicas só recentemente vêm recebendo maior atenção por parte dos médicos e dos biólogos, o que resulta numa maior possibilidade de se estabelecerem medidas terapêuticas e preventivas efectivas para o problema. Este facto ocorre nos Açores e, de resto, em Portugal continental, bem como por toda a Europa, referem. Dizem que o livro é um projecto que pretende relacionar os principais animais marinhos potencialmente perigosos do arquipélago dos Açores, sem pretender avaliar a incidência dos acidentes.

Etiquetas: , , , , ,