sexta-feira, outubro 05, 2007

AZONET-Alterações climáticas vigiadas nos Açores

Os Açores desfrutam de uma localização estratégica para o estudo das alterações climáticas globais.
Esta e outras questões foram abordadas pelo Professor Paulo Fialho, docente do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, numa palestra proferida no âmbito das Jornadas sobre Mudança Global, organizadas pelo Comité da Comunidade Nacional pra a Mudança Global.
Intitulada "Azonet - AZores Observation NETwork. Porquê apostar num supersite em Portugal?", a conferência versou sobre a importância do arquipélago no contexto mundial para a instalação de estações de monitorização atmosférica, em particular o grande potencial que representa o topo da montanha do Pico para o estudo dos mecanismos de reacção química e transporte sobre a região do Atlântico Norte Central.
Foi também aproveitada a oportunidade para apresentar os resultados do investimento levado a cabo pela Região no desemvolvimento embrionário do grupo de estações Azonet, assim como lançado o desafio à comunidade portuguesa para se associar a este processo.
A Azonet dispõe, actualmente, de três estações na ilha Terceira e uma na montanha do Pico, trabalhando em parceria com o Instituto de Meteorologia.

"O objectivo destas estações é a monitorização dos constituintes da atmosfera em áreas remotas, nomeadamente o transporte de poluição intercontinental, por exemplo entre o continente americano e o europeu", explicou Paulo Fialho. "Ora, sobre o Atlântico Norte não há mais sítio nenhum onde se possam situar, para além dos Açores", acrescentou.
No entender do responsável, "estão a ser tomadas medidas que permitem tirar partido da localização estratégica dos Açores para o estudo das mudanças globais".
"A análise das alterações climáticas globais exige modelos mais realistas e estudos de variação ao longo do tempo que se encontram ainda numa fase relativamente precoce nos Açores, mas que dão já alguns sinais a curto prazo e terão um grande impacto a longo prazo", sublinhou Paulo Fialho.

O grupo de estações Azonet monitoriza a presença na atmosfera de dióxido de carbono, ozono, monóxido de carbono e hidrocarbonetos, entre outros, assim como a radiação solar e a meteorologia clássica.
(In Diário Insular)

Etiquetas: , , , , ,

1 Comments:

Blogger Unknown said...

هدف سفرتان به تهران چیست؟ هر مسافر ممکن است به دلایل مختلفی به تهران سفر کند؛ از سفرهای تجاری گرفته تا برای تفریح و گردش و گاهی نیز برای دریافت خدمات درمانی. بسیاری از مسافران که برای سفرهای کاری چند روزه به تهران می‌آیند، تمایل دارند در هتلی ارزان و درعین‌حال با خدمات کامل اقامت داشته باشند.
هتل های تهران

10:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home