terça-feira, outubro 09, 2007

Progresso e factura

Está na ordem do dia a discussão à volta da instalação das antenas para a cobertura da rede dos telemóveis junto a residências suscitada pelas propostas dos docentes do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Emiliana Silva e Félix Rodrigues, que propõem que as mesmas sejam implantadas a uma distância mínima de 200 metros das zonas residenciais. As operadoras afirmam a pés juntos que não há estudos científicos que apontem no sentido dos malefícios para a saúde humana a proximidade de tais antenas e "ameaçam" que, se forem obrigadas a cumprir com a colocação das mesmas a essa distância, a cobertura da rede vai ser muito prejudicada. Obviamente que cremos na ciência, acreditando, sobretudo, que todos os dias surgem novas descobertas e que aquilo que ontem era uma verdade irrefutavel, é hoje negada à luz de novas descobertas proporcionadas por aprefeiçoamentos técnicos de equipamentos, de análises, etc. Exemplo recente disso mesmo são os transgénicos. Um campo de milho deve ter - cumprindo a legislação portuguesa - um afastamento de 200 m de "terra de ninguém" relativamente a um campo de milho tradicional. Há dados que demonstram que as comunicações genéticas entre plantas se fazem a distâncias bem maiores; outro exemplo foi a notícia acerca do Prestige que, na Galiza, derramou, há tempos, crude.
Quem participou nas operações de limpeza - veio agora a detectar-se - está à mercê de doenças não previstas então.
Regressando aos telemóveis, obviamente que a maioria de nós já não sabe viver sem o pequeno aparelho; todos queremos boa rede para poder comunicar; se calhar, à luz actual da ciência, não será assim tão certo que as ondas emitidas pelas antenas façam mal; mas quem garante que amanhã a verdade se venha a revelar outra?
Tem de ser possível compatibilizar todos os interesses - o do consumidor e o do fornecedor de serviço - para que todos saiam a ganhar.
(In Diário Insular)

Etiquetas: , , , ,

2 Comments:

Blogger hamed221 said...


دانلود فيلم ماجراي نيمروز 2 رد خون

دانلود فيلم چشم و گوش بسته

12:00 da tarde  
Blogger John said...

محمد لطفی
هوروش بند
مهدی احمدوند
حمید هیراد

3:52 da tarde
Blogger hamed221 disse...


دانلود فيلم ماجراي نيمروز 2 رد خون

دانلود فيلم چشم و گوش بسته

12:00 da tarde
Anónimo خرید بلیط هواپیمایی یزد disse...

بلیط چاتر یزد دانلود آهنگ تی ام بکس Into Rito

7:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home