domingo, novembro 04, 2007

Curso de Competências Pedagógicas e Didácticas em E-learning e NTIC

Tem lugar no próximo dia 6 de Novembro, pelas 9:00 no Anfiteatro B do campus de Ponta Delgada a sessão de abertura do “Curso de Competências Pedagógicas e Didácticas em E-learning e NTIC”. A Universidade dos Açores (UAç) tem uma realidade geográfica particular entre todas as instituições de ensino superior portuguesas, resultante da sua dispersão por três ilhas separadas por grandes extensões oceânicas. Para além das dificuldades de deslocação física das pessoas, a tripolaridade tem resultado em dificuldades na captação de estudantes, que frequentemente preferem deslocar-se para o continente em vez de o fazer para a ilha em que o curso que pretendem frequentar é leccionado. As tentativas de formação deslocalizada até agora efectuadas têm-se revelado muito dispendiosas, pelos custos associados às necessárias viagens dos docentes. Nos últimos anos, todavia, o desenvolvimento de tecnologias multimédia online e dos meios de comunicação ajustados à área da educação, vieram proporcionar um conjunto de novas tecnologias, tanto para o ensino a distância como para a própria sala de aula, que podem transformar esta realidade. O projecto “Universidade Digital”, financiado pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT), dotou a UAç dos meios tecnológicos que permitem encarar seriamente o desenvolvimento de um ensino cada vez mais apoiado nestas metodologias, quer pela disponibilização de computadores adequados a todos os docentes, quer pela infraestrutura tecnológica que os suporta, quer ainda pela instalação de sistemas de gestão da aprendizagem e respectiva complementação com modernos sistemas de videoconferência. É possível, pois, encarar a adaptação da oferta de ensino universitária a uma realidade tripolar, através do incremento do ensino à distância, reduzindo a componente de ensino presencial exclusivamente aos conteúdos laboratoriais ou práticos que o requeiram absolutamente. Pode assim, por exemplo, oferecer-se o mesmo curso em vários pólos em simultâneo, potenciando a fixação dos estudantes. A preparação de cursos em regime de e-learning integral é o passo seguinte, que muitas universidades portuguesas estão já a dar, e que se perspectiva igualmente num futuro próximo. Esta é uma área que abrirá um campo de intervenção muito vasto, não apenas no contexto dos Açores mas mesmo a nível nacional e internacional. Mercados-alvo óbvios são, para além dos residentes em ilhas em que a UAç não está estabelecida, as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo e, no limite, toda a comunidade de língua oficial portuguesa.Este percurso não se faz, no entanto, apenas com a tecnologia, a qual é o factor com menor peso na equação. O essencial, como se compreende, é a aquisição de competências específicas por parte dos docentes. Para responder a esta realidade, e de novo com o apoio da DRCT, a Universidade dos Açores possibilitará a um grupo dos seus docentes a frequência de um curso de competências pedagógicas e didácticas em e-learning, multimédia e outras tecnologias de informação e comunicação, de forma a permitir-lhes planear e desenvolver conteúdos multimédia de suporte ao seu trabalho docente, assim como proporcionar-lhes as metodologias pedagógicas que conduzam à melhoria do processo de transferência de conhecimento, quer seja desenvolvido em aulas presenciais, quer em aulas à distância através da internet. Proporcionar aos docentes novos formatos para apresentar e gerir conteúdos, contribuirá para melhorar a qualidade de ensino, reduzir o insucesso escolar, e ajustar a oferta de ensino à realidade geográfica da Região Autónoma dos Açores. O curso funciona como curso de pós graduação e de especialização na área da pedagogia, podendo servir de elemento de transição para curso de mestrado ou doutoramento. A equipa docente assume o formato multidisciplinar e integra membros de várias universidades e institutos: Instituto Graal de Portugal; Universidade da Extremadura em Espanha, Universidade de Innsbruck na Áustria; Universidade de Lulea na Suécia.
OBJECTIVOS A ATINGIR
Desenvolver competências para utilizar metodologias, instrumentos e técnicas de “e-learning” nas seguintes vertentes:
• Produção de conteúdos multimédia para apoio à sala de aula em formato multimédia com recurso à captura de áudio e vídeo, sua edição e publicação;
• Utilização de plataformas de gestão de cursos (LMS), e distribuição de conteúdos;• Aprendizagem de métodos de tutoria on-line, actividades síncronas e “face-to-face” online e gestão de qualidade total e boas práticas aplicadas ao ensino;• Desenvolvimento de tecnologia e metodologia em avaliação formativa presencial e em VLE – “Virtual Learning Environment”;
• Domínio de instrumentos informáticos mínimos, orientados para fins didácticos, que os habilitem a manipular equipamentos, e a preparar apresentações de conteúdos;
• Formação metodológica, bem como os recursos pedagógicos para uma efectiva docência quer ela seja presencial ou on-line.
METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA ACÇÃO
O curso será aberto com sessão presencial e sessões de introdução ao formato e funcionamento, mas está planeado para ser ministrado em formato misto, isto é, com sessões síncronas e assíncronas.As sessões síncronas serão realizadas através de ferramentas de comunicação que permitem actividades “face to face” em ambiente web sendo um instrumento importante de tutoria online, permitem actividades interactivas facilitador - aluno, aluno - conteúdo e aluno - aluno. Integram áudio, vídeo e quadro digital interactivo. Os conteúdos serão distribuídos em português ou na língua do tutor, de forma assíncrona em vídeo tutoriais e em documentos imprimíveis, que estarão acessíveis na plataforma de gestão de cursos. O LMS a ser utilizado é a plataforma Moodle.As aulas presenciais “online”, acontecerão ao longo do curso, com vista a assegurar actividades interactivas de dinamização e esclarecimento dos conteúdos de cada módulo. Existem ainda fóruns temáticos e chat de apoio a cada módulo.
COORDENAÇÃO
António dos Reis (Prof. Dr. )
• Florentino Blázquez (Prof. Doutor)DOCENTES
• Carlos Nunes (Dr.) – Formador ME
• Johnny Widen (Prof. Dr.) – Universidade de Lulea - Suécia
• José Perdigão (Dr.) – Formador ME
• Manuela Sarmento (Profª. Doutora.) – Universidade Lusíada – Portugal
• Pedro Veiga (Prof. Doutor) – Universidade de Lisboa
• Paulo Pinto (Dr.) – Universidade Lusíada - Portugal
• Rui Ribeiro (Eng. ) – FCCN - Portugal
• Sixto Cubo (Prof. Doutor) - Universidade da Extremadura – Espanha
• Theo Hug (Prof. Doutor) – Universidade de Insbruck – Áustria.
(In Azores Digital)

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