domingo, novembro 25, 2007

Poluição

Realizou-se no Auditório do Centro Cultural das Velas, ilha de São Jorge, uma conferência proferida pelo Professor do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Félix Rodrigues, subordinada ao tema "Poluição".
Essa conferência foi patrocinada pelo Europe Direct/Açores no âmbito das actividades a desenvolver por este centro sobre a temática do Desenvolvimento Sustentável.

A protecção do ambiente é essencial para a qualidade de vida das gerações actuais e futuras. O desafio consiste em combinar essa protecção com um crescimento económico contínuo, de modo sustentável a longo prazo. A política da União Europeia em matéria de ambiente baseia-se na convicção de que um padrão ambiental elevado estimula a inovação e as oportunidades de investimento. As políticas económica, social e ambiental estão estreitamente integradas.
A essa conferência assistiram cerca de 200 alunos do segundo e terceiro ciclos do ensino básico da Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge, onde lhes foi dada oportunidade de colocar questões sobre o modo de agir e minimizar os impactos ambientais das suas acções e da sua comunidade.


Foram abordados as causas e consequências da poluição atmosférica, poluição das águas e a ausência de um sistema de gestão de resíduos sólidos.
Foi colocada uma tónica especial nas alterações climáticas globais e nos comportamentos pró-ambientais em termos de resíduos sólidos.

Etiquetas: , , ,