domingo, novembro 18, 2007

Semana da Ciência e Tecnologia 2007 no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores

A sustentabilidade regida pelo Sol e pelo Gelo

Em 2007, comemora-se, tanto o Ano Heliofísico Internacional como o Ano Polar Internacional. Integradas nessas comemorações e fazendo parte da Semana da Ciência Tecnologia do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, levada a cabo entre 19 e 25 de Novembro de 2007, realizar-se-ão palestras sobre as temáticas da sustentabilidade sócio - económica e ambiental. Nas palestras proferidas pelos docentes do Departamento de Ciências Agrárias e Docentes da Delegação do Departamento de Ciências da Educação em Angra do Heroísmo, nessa semana da Ciência e Tecnologia, tentar-se-á apresentar perspectivas transdisciplinares, tanto dos fenómenos como das problemáticas, dada a formação multidisciplinar do seu corpo docente: desde a astrofísica à agricultura ecológica, passando pela engenharia do ambiente, gestão e conservação da natureza, educação ambiental, veterinária, tecnologia alimentar e economia, entre outras.
Todas as actividades e palestras serão abertas ao público, todavia, algumas delas, necessitam de inscrição para se proceder à marcação do dia e da hora em que ocorrerão, uma vez que interessam a grupos profissionais específicos ou com interesses concretos.
O programa é o seguinte:
19 de Novembro de 2007. Edifício do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, Pico da Urze, Angra do Heroísmo, Terceira, Açores.
15:00H- Recepção aos alunos do 9º Ano de Escolaridade da Escola Básica e Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, a cargo do Director do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Professor Alfredo Borba.
15:10H- “Impactos científicos e sócio económicos do trabalho de Gerhard Ertl, Prémio Nobel da Química de 2007”. Apresentação a cargo da Professora Doutora Maria Adelaide Lobo.
15:25H- “Impactos científicos e sócio económicos dos trabalhos de Albert Fert e Peter Grünberg, Prémio Nobel da Física de 2007”. Apresentação a cargo do Professor Doutor Félix Rodrigues.
15:45H- Divisão dos alunos por grupos de interesse e esclarecimentos nas áreas da Biotecnologia, Tecnologia Agro-alimentar, Engenharia do Ambiente, Gestão e Conservação da Natureza, Farmácia, Veterinária, Enfermagem, Ciências da Nutrição, Ciências Agrárias e Guias da Natureza.
Neste mesmo dia e dependendo do número de inscrições (mínimo 5) são propostas as seguintes palestras:
“Globalização, desenvolvimento e sustentabilidade. O casoda globalização do mercado do leite e o desenvolvimento sustentável dosAçores", pelo Prof. Tomaz Dentinho (em horário a acordar com os interessados, entre16:00h e as 18:00H) .
“AZONET - AZores Observation NETwork. Porquê apostar num supersite em Portugal?" pelo Prof. Paulo Fialho (Em horário a acordar com os interessados, entre16:00h e as 18:00H) .
20 de Novembro de 2007. Edifício do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, Pico da Urze, Angra do Heroísmo, Terceira, Açores.
“A importância do curriculum oculto na educação para a sustentabilidade”. Palestra proferida pelo Prof. Francisco Sousa e a Mestre Ana Isabel Godinho: (Em horário a acordar com os interessados, entre11:00h e as 18:00H) .
“Desenvolvimento Pessoal e a Cidadania Activa.” Pela Mestre Josélia Fonseca: (Em horário a acordar com os interessados, entre11:00h e as 18:00H) .
"Perspectivas de investigação-intervenção em educação ambiental: experiências na Ilha Terceira".Pelos Profs. Pedro Gonzalez e Félix Rodrigues (Em horário a acordar com os interessados, entre11:00h e as 18:00H) .
21 de Novembro de 2007. Edifício do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, Pico da Urze, Angra do Heroísmo, Terceira, Açores.
“Sustentabilidade da produção de queijo nos Açores - que desafios tecnológicos e científicos?" pelo Prof. José Estevam de Matos (A conferência só se realizará neste dia, se houver mais do que cinco inscrições e a ocorrer será às 17:00H ).
“Ensino e aprendizagem no futuro: o desafio da complexidade, da incerteza e da sustentabilidade”. Pelo Prof. João Batista (Em horário a acordar com os interessados, entre16:00h e as 18:00H) .
“Água potável e sustentabilidade”. Pela Profª Maria Adelaide Lobo (Em horário a acordar com os interessados, entre16:00h e as 18:00H .
22 de Novembro de 2007. Edifício do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, Pico da Urze, Angra do Heroísmo, Terceira, Açores.
14:00H- Recepção aos alunos do 9º Ano de Escolaridade da Escola Básica e Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, a cargo do Director do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, Professor Alfredo Borba.
14:10H- Ano Heliofísico Internacional. O Sol, Beleza e Mistério. Apresentação a cargo do Prof. Miguel Ferreira.
14:25H- Impactos científicos e sócio económicos dos trabalhos de Albert Fert e Peter Grünberg, Prémio Nobel da Física de 2007. Apresentação a cargo do Prof. Félix Rodrigues.
14:45H- Divisão dos alunos por grupos de interesse e esclarecimentos nas áreas da Biotecnologia, Tecnologia Agro-alimentar, Engenharia do Ambiente, Gestão e Conservação da Natureza, Farmácia, Veterinária, Enfermagem, Ciências da Nutrição, Ciências Agrárias e Guias da Natureza.
“Alterações climáticas Globais-Impactos sócio-económicos e ambientais”. Pelo Prof. Félix Rodrigues: (Em horário a acordar com os interessados, entre16:00h e as 18:00H).
23, 24 e 25 de Novembro de 2007. Edifício do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, Pico da Urze, Angra do Heroísmo, Terceira, Açores.
(As conferências que se seguem realizar-se-ão em qualquer um destes dias, se houver mais do que cinco inscrições e ocorrerá, em horário a acordar com os interessados, entre11:00h e as 18:00H de cada dia).
Prof. Paulo Borges “Biologia Insular e Extinção”.
Profª Maria Manuela Juliano: “Ano Polar Internacional - O Degelo das calotes Polares e sua influência nas correntes marinhas do Atlântico Norte”.
Prof. Alfredo Borba: "Plantas do passado com potencialidades no futuro da alimentação animal.”
Prof. Mário Alves: "Energias alternativas nos Açores"
Profª. Emiliana Silva: "Valores ambientais dos agricultores açorianos"
Prof. Jorge Pinheiro: “"Produção agrícola e eutrofização"
Prof. João Pedro Barreiros: “Vulnerabilidade dos ecossistemas marinhos açorianos”
Prof. João Barcelos: “Resíduos na era da Globalização. Harmonização de Atitudes e Comportamentos”
Prof. Francisco Cota Rodrigues: "Intrusão salina e alterações climáticas globais"
Prof. João Madruga: "Vulnerabilidade dos solos açorianos"
Prof. Luís Souto: "Perdas de calor no organismo animal"
Prof. Fernando Pires: "Produção animal sustentável nos Açores"
Profª. Célia Silva: Impactos científicos e sócio-económicos dos trabalhos de Mario R. Capecchi, Sir Martin J. Evans e Oliver Smithies, Prémio Nobel da Medicina de 2007.
Profª Regina Oberschelp de Meneses: Impacto cultural e social do trabalho de Doris Lessing, Prémio Nobel da Literatura de 2007.
Prof. Eduardo Brito de Azevedo: Impactos científicos e sócio-económicos dos trabalhos do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e Albert Arnold (Al) Gore Jr., Prémio Nobel da Paz de 2007.
Prof. Tomaz Dentinho: Impactos científicos e sócio-económicos dos trabalhos de Leonid Hurwicz, Eric S. Maskin e Roger B. Myerson, Prémio Nobel da Economia de 2007.
A inscrição nas conferências mencionadas poderá ser feita, com a antecedência mínima de um 24 horas, por email: felix@notes.angra.uac.pt ou pelo telefone 351295402200 entre as 10:00 e as 17:00H.

(In Diário Insular)

Etiquetas: , , ,