domingo, fevereiro 17, 2008

Visita de Estudo ao Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia

Partimos de Angra pelas 13:30 num mini bus cedido pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, requisitado pela professora, Tânia Fonseca da Escola Básica e Secundária Padre Jerónimo Emiliano de Andrade, com o objectivo de nos levar até à cidade da Praia da Vitória para uma visita de estudo planeada pelo meu grupo, ao Lamtec - Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.
Esta visita teve por objectivo adquirir conhecimentos e esclarecer algumas questões relacionadas com o projecto que temos entre mãos e que assenta na produção de energia a partir do hidrogénio.
Ao chegarmos ao Lamtec, o responsável esperava-nos com uma apresentação em power point muito útil e esclarecedora sobre esta energia renovável:
Vantagens / desvantagens, produção/custos, etc….
Forneceu-nos informações quer sobre a molécula de hidrogénio, em si, quer sobre o modo como esta pode ser utilizada - desde a sua existência no ar até á sua forma energética;
Informou-nos também sobre o funcionamento de uma célula fotoeléctrica e ainda proporcionou-nos a visualização dos vários modos de obter energia a partir do hidrogénio, e de outros recursos renováveis.
Assim, com esta apresentação em power point, foi possível solidificar alguns conhecimentos e adquirir muitos outros.
Foi-nos facultado ainda a visualização de um trabalho de um grupo de estudantes da Praia da Vitória, trabalho esse que, tal como o que pensamos elaborar, permite produzir energia a partir de fontes renováveis.
Este trabalho contribuiu, de certo modo para aumentar o nosso entusiasmo na elaboração da maqueta - produto final da disciplina de Área de Projecto.
Resumindo não estávamos à espera de uma exposição tão longa e enriquecedora, acabando mesmo por faltar tempo para a finalização da visita de estudo.
Por falta de tempo, não foi possível ver tudo o que o responsável tinha planeado mostrar, nem efectuamos uma entrevista que estava planeada. Contudo o responsável, foi super simpático, eficaz e colaborador, ficando com as perguntas na sua posse e, num curto espaço de tempo, mandou-nos as respostas.
Penso que esta visita foi da maior importância para a elaboração do nosso trabalho não só pelos motivos acima referidos, mas também pela tranquilidade que o responsável nos transmitiu ao oferecer a sua disponibilidade para o caso de surgirem mais dúvidas ao longo da elaboração do nosso projecto. O nosso Muito Obrigado!!!

Etiquetas: , ,