quarta-feira, junho 18, 2008

72º Aniversário da Casa do Povo do Porto Judeu

Decorreu no passado Sábado, na Casa do Povo do Porto Judeu, a segunda Casa do Povo mais antiga dos Açores, a comemoração do seu septuagésimo segundo aniversário, organizado pela Direcção da Casa do Povo dessa freguesia. Nessa cerimónia estiveram presentes o Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Dr. Domingos Cunha, em representação de Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, a Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, Drª. Paula Costa, a Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Drª. Andreia Cardoso, o Presidente da Casa do Povo do Porto Judeu, João Tavares, o Presidente da Assembleia de Freguesia, José Borges Martins, Membros da Junta de Freguesia, o Reverendo Pároco do Porto Judeu, José Alberto Lourenço e o Professor Félix Rodrigues, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, orador convidado pela Direcção da Casa do Povo. O Presidente da Casa do Povo, apresentou as principais actividades desenvolvidas pela instituição na Freguesia, no ano transacto, com referência às novas valências dessa instituição, ao trabalho de âmbito social e cultural desenvolvido na freguesia e aos apoios recebidos das entidades governamentais para a prossecução desses objectivos.
A recém empossada Presidenta da Câmara de Angra do Heroísmo, antiga Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, elogiou o dinamismo da Direcção da Casa do Povo, congratulando-se pelo bom uso das verbas que lhe foram cedidas e disponibilizando-se, na qualidade de Presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, para apoiar as iniciativas da Direcção dentro das possibilidades da autarquia.
O Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Dr. Domingos Cunha, também elogiou as actividades levadas a cabo pela actual Direcção e frisou a importância da instituição no apoio aos idosos. O secretário regional reafirmou o apoio do Governo a este tipo de espaços e lembrou que existem protocolos para o funcionamento destas instituições em toda a Região.
De seguida, o Professor Félix Rodrigues, da Universidade dos Açores, proferiu uma palestra intitulada “O mar é o nosso carcereiro” centrada na temática das Alterações Climáticas Globais. O carcereiro é o agente que mantêm os presos encarcerados, tal como o mar nos mantêm nas ilhas. Por vezes é compreensivo, outras porém, castigador.
Referiu que num cenário de subida do nível médio das águas do mar, resultante do aquecimento global, é totalmente irresponsável construir-se na orla costeira do Porto Judeu. O cidadão não deve cingir-se exclusivamente às decisões políticas, porque mesmo que essas existam e não sejam cumpridas, ainda não há forma de legislar o bom senso que deve reinar na cabeça de cada um. O respeito pelo ambiente é também o respeito para com os outros, mas acima de tudo, uma acção regida pela sensatez.
No final das intervenções assistiu-se a um momento musical de grande qualidade com a actuação de Grinoalda Ávila, Andreia Machado e Antero Ávila.
As comemorações encerraram com um beberete aberto a toda a comunidade.

Etiquetas: , , , ,