quinta-feira, julho 31, 2008

Furnas: Um Laboratório Natural

Foi apresentada e defendida, na Universidade de Aveiro, a tese de Mestrado em Ensino de Física e Química da aluna Maria Helena Maurício Resendes, orientada pelo Professor Mário Talaia do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e pelo Professor Félix Rodrigues do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores com o título “Transferência de Energia e Qualidade do Ar no Ensino das Ciências”.
A investigação foi fundamentada, planeada e implementada com base em estudos de casos, numa perspectiva de Ensino por Pesquisa num contexto real – o campo fumarólico da Lagoa das Furnas – onde é possível observar manifestações geotérmicas que despertam curiosidade e inquietações por consequência, formular questões-problema. Estas por sugerirem estratégias de ensino inovadoras e motivadoras para os alunos, e por serem pertinentes do ponto de vista científico, tecnológico e social têm interessse em serem exploradas na disciplina de físico-química do ensino básico e secundário.A geotermia é sem dúvida a grande fonte alternativa de energia do Arquipélago dos Açores, ainda pouco explorada a nível regional, se bem com grande incremento neste arquipélago quando comparada com outras regiões europeias ou mesmo mundiais.
As questões energéticas estão no topo das preocupações mundiais actuais, não só pela preocupação com as alterações climáticas globais, mas como meio de garantir sustentabilidade energética das sociedades. Defende-se uma aproximação à realidade local no ensino das ciências, de modo a responder às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações darem respostas ás delas.


Nesta investigação, verificou-se que a escolha dos locais para efectuarem as covas, destinadas ao cozido das Furnas, têm sido efectuadas de forma empírica, não correspondendo à eficiência térmica do local, nem tão pouco a uma optimização da temperatura. A escolha do local das “covas” tem sido ao longo dos tempos aleatória e as que existem actualmente tem diferentes performances.

Nas Furnas, a diversidade liquénica, presente nas árvores próxima das fumarolas, permite avaliar de forma rápida e expedita a qualidade média do ar do local, podendo afirmar-se que os níveis de dióxido de enxofre se situam normalmente abaixo dos 35 microgramas por metro cúbico, ou seja, com excelente qualidade do ar no que se refere a óxidos de enxofre. As temáticas abordadas nesta tese visaram responder tanto a problemas de ensino como a questões científicas, tecnológicas e sociais, numa transdisciplinaridade correspondente às visões actuais do conhecimento.

Etiquetas: , , , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Conheça VOZ, o site para quem tem algo a dizer

Caro Blogueiro,

Você, que escreve no blog Diário do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, e se interessa em expor suas idéias sobre os temas relevantes para o desenvolvimento do Brasil, está convidado a conhecer o portal VOZ.

O VOZ é um espaço onde todas as pessoas que como você têm algo a dizer, podem participar do debate sobre questões tão fundamentais sobre o país que queremos ter.

A sua voz é muito importante. Saiba mais como participar e solte a Voz. www.dialeto.net/clientes/voz

Equipe VOZ.

7:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home