terça-feira, setembro 30, 2008

Governo disponível para transformar Observatório José Agostinho em centro de excelência científica

O Governo dos Açores continua diponível para promover a recuperação do Observatório José Agostinho para aí instalar o Centro de Climatologia, Meteorologia e Mudanças Globais (CCMMG), mas lamenta a decisão do Instituto de Meteorologia (IM) que conduziu à destruição da torre do respectivo edifício.
Além de não terem sido requeridas as autorizações necessárias, a inciativa do IM surgiu numa altura em que o Governo Regional se havia disponibilizado a garantir a recuperação do Observatório José Agostinho para receber o CCMMG, referiu o director regional da Ciência e Tecnologia.
Segundo João Luís Gaspar, o assunto estava a ser tratado directamente entre a Secretaria Regional da Educação e Ciência e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O Centro de Climatologia, Meteorologia e Mudanças Globais foi criado pela Universidade dos Açores por proposta da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia face à necessidade de se constituir na Região um núcleo de investigação coerente e de dimensão internacional, numa área científica estratégica e prioritária. O centro tem beneficiado dos apoios plurianuais concedidos pelo Executivo ao abrigo do Plano Integrado para a Ciência, Tecnologia e Inovação quer para efeitos de funcionamento, quer para a contratação de bolseiros de doutoramento.
De acordo com João Luís Gaspar, apesar da irreversibilidade da acção do Instituto de Meteorologia, o Governo Regional mantém-se disponível para garantir que o Observatório de Angra do Heroísmo “recupere a dimensão científica que José Agostinho lhe conferiu, assumindo-se como centro de referência do Atlântico nas áreas da Climatologia e Meteorologia”.

(In Governo dos Açores)

Etiquetas: , ,