quarta-feira, setembro 24, 2008

Poluição atmosférica em Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo não está imune aos problemas relacionados com a poluição atmosférica, tendo já sido registados níveis de poluição que podem colocar em causa a saúde pública. Félix Rodrigues, docente e investigador da Universidade dos Açores, dá como exemplo a poluição com poeiras do deserto do SAARA em 2000.

Numa conferência realizada no salão nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, no âmbito das actividades a Semana Europeia da Mobilidade, Félix Rodrigues referiu que as reduzidas dimensões das partículas transportadas pelas correntes de ar desde do Norte de África até aos Açores podem ser inaladas e causar problemas graves de saúde, sobretudo, nas pessoas com doença respiratórias como a asma. “Angra está poluída como todos os lugares, embora os níveis de partículas em suspensão não sejam por agora preocupantes”, referiu. De acordo com os dados apresentados por Félix Rodrigues, o troço rua da Sé/Praça Velha/rua do Galo é o mais poluído da cidade devido à libertação de gases para a atmosfera provenientes dos veículos automóveis. Por outro lado, frisou que apesar de a lei obrigar a que sejam divulgados dados sobre a qualidade do ar em todo território nacional, os resultados das medições dos Açores nem sempre são publicadas. “Existe apenas uma estação nos Açores para a monitorização da qualidade do ar que está localizada na cidade da Horta mas não se é razoavel que esses dados se apliquem a todo o arquipélago”, afirmou. Para além de nem sempre os dados relativos aos Açores estarem disponíveis para o público, Félix Rodrigues considera que os que são divulgados nem sempre são os mais correctos. Apresentou com exemplo as medições de ozono na atmosfera. Os resultados referem que pelo menos em dez dias por ano terão sido ultrapassados, nos Açores, os níveis máximos permitidos por lei. “Existem registos de ozono nos Açores que são superiores aos de Lisboa. Suspeita-se então que os aparelhos que foram utilizados para efectuar essas medições não tenham sido devidamente calibrados”, adiantou.
POLUIÇÃO NATURAL

No entanto, Félix Rodrigues alerta para o facto de nem toda a poluição que paira no céu de Angra do Heroísmo é provocada pelo homem. “Temos também a poluição que surge de fontes naturais como o dióxido de enxofre ou sal marinho que provoca a corrosão dos materiais, sobretudo, nos edifícios e monumentos”, acrescentou.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, à qual Angra do Heroísmo se associa há nove anos, foram promovidas diversas actividades para sensibilizar os cidadãos a utilizarem meios mais saudáveis para se deslocarem no centro da cidade.Durante a semana foram realizadas actividades em destinadas a crianças, uma mostra de produtos regionais, e actuações de grupos musicais da Terceira e do continente.
(In Diário Insular)

Etiquetas: , , , , , ,