sábado, outubro 25, 2008

Bichado da Castanha prejudica produção

Os produtores de castanha da Terra Chã tem-se deparado nos últimos anos com a praga do bichado da castanha que tem infestado os pomares da freguesia, prejudicando a qualidade da produção e o seu escoamento no mercado.
Os Serviços de Desenvolvimento Agrário e o Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores tem colaborado com os produtores de castanha para estudar o fenómeno e tentar encontrar uma solução, sendo uma das soluções encontradas a colocação de armadilhas criadas pelos produtores.
“O Professor David Horta Lopes e a sua equipa da Universidade dos Açores tem trabalhado junto dos produtores para a colocação destas armadilhas, mas ainda não temos dados que permitam analisar essa acção”, refere Armando Braga, adiantando que pelas poucas castanhas já recolhidas este ano “podemos ver que o bichado continua nos nossos pomares”.
No entanto, o líder da Junta da Terra Chã recorda que “a nossa produção de castanhas já viveu outras crises no passado e foram ultrapassadas e com esta vai acontecer o mesmo”, lamentando apenas que esta praga “está a frustrar lutado pela preservação dos nossos castanheiros e pela qualidade da nossa castanha viana”.
(In A União)

Etiquetas: , , ,