quinta-feira, novembro 27, 2008

Crise Hídrica nos Açores

"A crise hídrica nos Açores", pelo professor Cota Rodrigues, é o título da palestra que vai decorrer sexta-feira, dia 28 de Novembro, na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo.
A palestra insere-se na Semana da Ciência e da Tecnologia 2008 do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

Na quinta-feira, dia 27 de Novembro, organizado pelo Departamento de Ciências Exactas, da Escola Francisco Ornelas da Câmara na Praia da Vitória, e coordenada pela Mestre Ana Vilela, decorrerá a conferência intitulada "A crise da Biodiversidade", proferida pelo professor Paulo Borges. Entretanto, realizou-se no dia 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, uma pequena palestra sobre "Crise ambiental e alterações climáticas globais" proferida pelo professor Félix Rodrigues.Nessa palestra, organizada pela professora Clarina Rodrigues, foi dada ênfase às emissões de gases com efeito de estufa, que desestabilizam o clima. Nos Açores, em média, cada casa açoriana emite cerca de 1,34 toneladas de dióxido de carbono por ano. Se associarmos as emissões de metano e óxido nitroso produzidos pela agro-pecuária e pelo menos uma viagem familiar de férias por ano fora da região, cada família açoriana emitirá em média 15 toneladas de dióxido de carbono equivalente por ano. Nesse contexto, o papel de cada um de nós no aquecimento global é próximo do verificado nos países industrializados.

No dia 25, realizou-se na mesma Escola, uma palestra proferida pelo Professor Miguel Ferreira e orgnizada pela Professora Helena Correia, sobre o Prémio Nobel da Física de 2008.

Etiquetas: , , , , , ,