sábado, novembro 29, 2008

Lista Completa dos novos directores regionais

Estão nomeados todos os directores regionais do X Governo dos Açores, ficando assim preenchido o quadro orgânico governativo para a presente legislatura.
Dos vinte e nove titulares de direcções regionais e de serviços equiparados, dezoito transitam do anterior Governo e onze são estreantes nessas funções, destacando-se, entre estes últimos, o facto de seis serem do sexo feminino, o que eleva para onze o total de mulheres no conjunto das secretarias e direcções do X Governo Regional


Na dependência directa do presidente do Governo, a Direcção Regional da Cultura será titulada por Gabriela Canavilhas, de 47 anos de idade, licenciada em Ciências Musicais.
Na Vice-Presidência manter-se-ão todos os anteriores directores regionais: José António Gomes, na Direcção Regional do Orçamento e Tesouro; Victor Santos, na Direcção Regional de Organização e Administração Pública e Rui Amann, na Direcção Regional do Planeamento e Fundos Estruturais.Também se mantêm Augusto Elavai e Antero Rolo como chefes, respectivamente, do Serviço Regional de Estatística e da Inspecção Regional Administrativa.
Na dependência do secretário regional da Presidência ficarão Bruno Pacheco, na Direcção Regional da Juventude, e Alzira Silva, na Direcção Regional das Comunidades, ambos mantendo os cargos que já detinham.
Na Secretaria Regional da Educação e Formação, Fabíola Jael de Sousa Cardoso, de 43 anos, mestre em Supervisão Pedagógica, será a nova directora regional da Educação, mantendo-se Rui Santos na Direcção Regional do Desporto
Miguel António Moniz da Costa, de 32 anos, jurista, será o novo director regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, enquanto Paulo Meneses transita para a Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações. As duas direcções estão integradas na Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, em cuja tutela se manterão o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, chefiado por António Cunha, e o Laboratório Regional de Engenharia Civil, chefiado por António Pereira Alves Calado, de 55 anos, licenciado em Engenharia Electrotécnica.
Das três direcções regionais da Secretaria Regional da Economia, duas terão novos titulares: na Direcção Regional do Turismo estará Miguel de Oliveira Rodrigues Cymbron, de 38 anos, licenciado em Direcção e Gestão de Operadores Turísticos, e na Direcção Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos ficará Lucília Maria Teves Tavares Soares, de 48 anos, licenciada em Sociologia. Arnaldo Machado mantém-se como titular da agora denominada Direcção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade.
Para a nova Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, que integra quatro direcções regionais, entrarão três estreantes neste tipo de funções: Carlos Manuel Redondo Faias, de 35 anos, mestre em Gestão Estratégica do Turismo, será o titular da Direcção Regional da Habitação; Isabel Maria Dinis Berbereia, de 37 anos, licenciada em Política Social, titulará a Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social e Natércia da Conceição Reis Gaspar, de 36 anos, licenciada em Serviço Social, chefiará a Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades. Rui Bettencourt mantém-se na agora intitulada Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor.
Na igualmente nova Secretaria Regional da Saúde, Sofia Adriana Carvalho Duarte, de 33 anos, jurista, será a titular da Direcção Regional da Saúde, enquanto Paula Costa, ex-directora da Solidariedade e Segurança Social, chefiará a também novel Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependências.
Todos os directores regionais integrados na Secretaria Regional da Agricultura e Florestas manterão os seus cargos: José Mendes, na Direcção Regional dos Recursos Florestais; Joaquim Pires, na Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário; e Fátima Amorim, na Direcção Regional dos Assuntos Comunitários da Agricultura.
Na Secretaria Regional do Ambiente e do Mar haverá um novo director regional. Trata-se de José António Cabral Vieira, de 45 anos, doutor em Economia, que será o titular da Direcção Regional da Energia. Frederico Cardigos mantém-se em funções, à frente da Direcção Regional do Ambiente, e João Luís Gaspar continua, também, a desempenhar o cargo, mas agora na Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos.
Todos os titulares das novas direcções regionais iniciarão funções no dia imediatamente a seguir ao da entrada em vigor do Decreto Regulamentar Regional que contém a orgânica do X Governo, o qual foi já entregue ao Representante da República.
(In RTP-RDP Açores)

Etiquetas: ,