quarta-feira, novembro 26, 2008

Prémio Nobel da Física de 2008 explicado na Semana da Ciência e Tecnologia

Decorreu, na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, uma palestra do Professor Miguel Ferreira, sobre o Prémio Nobel da Física de 2008, integrada nas comemorações do Campus de Angra do Heroísmo da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2008.
O Prémio Nobel da Física de 2008 foi concedido a M. Kobayashi dos Estados Unidos da América e a T. Maskawa eY. Nambu do Japão pelas suas contribuições para a compreensão da constituição da matéria.

Apesar de muitos considerarem que o corpo de conhecimentos da Física é substancial, conhece-se por exemplo, apenas 4% do Universo e sobre os restantes domínios do conhecimento sabemos ainda muito pouco. Para percebermos o Universo necessitamos de conhecer o "muito pequeno" para podermos extrapolar comportamentos para o "muito grande". Em termos de conhecimento científico esperam-nos ainda grandes descobertas e surpresas.
No modelo "standard" desenvolvido nos anos 70 considerou-se existirem 3 famílias de leptões e 3 famílias de quarks. A necessidade da existência de 3 famílias foi prevista teoricamente pelos laureados. O top quark só foi descoberto apenas em 1995.
Existe na natureza um número relativamente elevado de partículas fundamentais como o protão, neutrão ou electrão. Bariões e mesões não são partículas fundamentais mas constituídos por quarks. A cada quark corresponde um antiquark. Os mesões são formados por um quark e um antiquark. Os bariões são formados por três quarks. Existem quarks de vários tipos (sabores) up, down, etc... e muitas outras combinações provavelmente existirão. No mundo da física ainda há partículas por descobrir. Pode-se brincar um pouco com isso afirmando-se que "se um físico soubesse o nome de todas as partículas não seria físico mas botânico".
Na física a simetria existe, pois toda a partícula tem uma antipartícula.
Em Física as partículas e as suas propriedades são descobertas por detectores em grandes aceleradores de partículas, como o do CERN onde os protões serão acelerados até 99.99999999 % da velocidade da luz.
Na Quinta-feira, dia 27 de Novembro, organizado pelo Departamento de Ciências Exactas, da Escola Francisco Ornelas da Câmara na Praia da Vitória, e coordenada pela Mestre Ana Vilela, decorrerá a conferência intitulada "A crise da Biodiversidade", proferida pelo Professor Paulo Borges.
No dia 28 de Novembro, decorrerá, na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, uma palestra proferida pelo Professor Cota Rodrigues, com o tema "A crise hídrica nos Açores".
Nessa tarde também se realizará, no auditório do Pico da Urze da Universidade dos Açores, um fórum debate sobre a escassez de água na ilha Terceira.
No dia 30, pelas 21:00H, organizada pelos "Os Montanheiros" decorrerá, na sede desta associação, uma palestra proferida pela Profª Maria de Lurdes Enes, intitulada "Tesouros Subterrâneos: Potencialidades da Biodiversidade microbiana dos tubos de lava dos Açores". Esta palestra integra-se nas comemorações dos 45 anos da Associação anteriormente referida.

Etiquetas: , , , , , ,