sábado, novembro 22, 2008

Universidade dos Açores promove palestras nas escolas

Na semana da Ciência e Tecnologia, que se realiza de 24 a 30 de Novembro, o Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores vai discutir as múltiplas faces da “crise”, incluindo a falta de água no concelho de Angra do Heroísmo.
A Universidade vai oferecer às Escolas Secundárias da Terceira e à população em geral uma dezena de palestras sobre as várias faces da crise, em domínios científicos distintos.
Em simultâneo, segundo nota do Departamento de Ciências Agrárias, será organizado um debate, aberto ao público, com a participação de especialistas locais e nacionais, políticos e profissionais da área dos recursos hídricos sobre a crise da falta de água no concelho de Angra do Heroísmo. Este debate é, no entender da Universidade, um “contributo para a resolução de um problema local”.
A crise, segundo os investigadores universitários, pode ser definida como “uma fase de perda, ou uma fase de substituições rápidas. Esta pode ser teorizada tanto na economia, como na agricultura, física, ambiente ou outras tantas áreas do saber”.
A crise da agricultura está relacionada com uma “agricultura ineficiente”, da falta de competitividade ou de impactos ambientais negativos.
Por seu turno, a crise ambiental pode ser associada às alterações climáticas globais sendo importante estabelecer medidas quer de mitigação quer de adaptação às consequências dessa crise numa lógica de "ciência da sobrevivência". Contudo, uma crise de recursos naturais “será pior do que uma crise económica”, pois “os impactos que lhe estão associados são muito mais nefastos ao homem e à sua sobrevivência”.

Crise da água nas palestras

A realização das palestras, está dependente do número de interessados, que deverão solicitá-las previamente pelo email solegelo@gmail.com, ou pelo telefone da Universidade. Segundo a informação do Departamento, as palestras tanto poderão ser realizadas nas escolas (a seu pedido) ou no Anfiteatro universitário do Pico da Urze.
A palestra “crise ambiental – Alterações Climáticas Globais” será proferida pelo professor Félix Rodrigues e realizar-se-á no dia 24 de Novembro, pelas 10h15 na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.
Cota Rodrigues abordará a crise hídrica nos Açores e a crise da biodiversidade será abordada pelo investigador Paulo Borges.
A “Sobrepesca: um misto de crise e de políticas erradas” ficará a cargo de João Pedro Barreiros, a crise económica e financeira será o tema da palestra de Tomáz Dentinho e a “crise da mecânica clássica: Prémio Nobel da Física 2008 – o Mecanismo da quebra espontânea de simetria na Física subatómica”, pelo professor Miguel Ferreira.
Serão ainda proferidas palestras sobre a crise na restauração (Maria da Graça Silveira); a “Ética e Biotecnologia” (Moreira da Silva); a gripe das aves e a crise na avicultura (José Estevam de Matos) e a crise de produção de ovinos nos Açores (Henrique Rosa).
Paralelamente será realizado, no dia 28 de Novembro, entre as 14 e 17 horas, um fórum-debate sobre a problemática da falta de água na ilha Terceira, sob a Coordenação de João Madruga e com a participação dos professores Eduardo Brito de Azevedo, Félix Rodrigues, Cota Rodrigues e Eduardo Dias. Esta iniciativa conta ainda com a presença do secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo de Meneses. Neste debate participarão ainda vários membros do Governo açoriano, um membro da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, um investigador de outra Universidade Portuguesa e autarcas de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
Este fórum debate conta com o apoio do Centro de Investigação em Tecnologias Agrárias dos Açores, do Centro do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais, Secção Regional da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e Fórum Açoriano.
O fórum-debate está aberto ao público em geral, será realizado no Anfiteatro do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores (não necessita de inscrição prévia).
(In A União)

Etiquetas: