sábado, janeiro 24, 2009

Governo dos Açores apoia projecto de cooperação com EUA sobre alterações climáticas

O secretário da Presidência grantiu, hoje, o apoio do Governo dos Açores a um projecto de cooperação entre instituições dos Estados Unidos e da Europa em que a Região, situada no meio do Atlântico, funcione como uma plataforma de excelência para o debate sobre a problemática das alterações climáticas.
A posição do Executico foi expressa por André Bradford no final da reunião, em Ponta Delgada, com o representante estadual Michael Rodrigues.
O encontro enquadrou-se no processo em curso de desenvolvimento do estreitamento de laços e de diversificação da cooperação desencadeado no âmbito de um protocolo entre os Açores e Massachussets, assinado por Carlos César e o governador deste estado norte-americano.
André Bradford anunciou que, “ainda este ano, se vai realizar o primeiro encontro entre cientistas e representantes dos estabelecimentos de ensino e universidades do lado americano e europeu interessado neste projecto”, acrescentando que, do encontro de hoje, “vai nascer, em concreto, o plano de acção com vista à concretização pratica da vontade que existe, nesta cooperação científica, por parte de várias instituições de investigação europeias, para além, naturalmente, da Universidade dos Açores”. O secretário regional da Presidência sublinhou, ainda, que esse projecto tem “suscitado as maiores manifestações de interesse do lado americano, não só do estado de Massachussets, mas também de outros parceiros, como por exemplo, da universidade de New Jersey e de uma agência federal com actividade na área da problemática das alterações climáticas”.
“Estão, portanto, reunidas as condições para a concretização deste projecto e, neste momento, estamos já a acertar agendas e as disponibilidades para passar rapidamente à acção”, disse.

(In GaCS/AP/LFC)

Etiquetas: , , ,