quinta-feira, abril 23, 2009

São as pequenas fábricas que produzem gourmet

ANABELA GOMES: “Não se pode continuar a permitir que o leite (…) (sem qualidade) contamine o leite dos lavradores que o produzem com qualidade”

Considera oportuno o aparecimento de uma nova marca de lacticínios nos Açores (em particular na Terceira)?

Todas as iniciativas que tenham por finalidade criar uma maior diversificação de produtos e de maior valor acrescentados são bem vindas. São as pequenas fábricas que realmente podem criar produtos gourmet para nichos de mercado mais exigentes.

Considera então que os produtores que aderirem a esta nova linha de lacticínios têm perspectivas de ver o seu leite melhor pago?

Para me poder pronunciar sobre o sucesso de uma iniciativa deste género teria que saber qual o nível de tecnologia da nova unidade e qual o plano de projecção nos mercados. Não se fazem produtos de elevada qualidade sem que toda a cadeia de produção esteja altamente sensibilizada para o conceito de qualidade e sem que haja pessoas muito competentes a apoiar o processo, cujas opiniões sejam respeitadas.

Do que tem ouvido na comunicação social, que conclusões pode tirar sobre as características da nova unidade?

Que quer produzir produtos de elevado valor acrescentado para poder pagar melhor aos produtores. Mas querer não é poder… A grelha de classificação do leite em vigor tem uma particularidade, só os produtores que produzem leite de qualidade, com elevada quantidade de sólidos e elevados padrões de higiene têm o leite bem pago, os outros nem por isso. Sei de um produtor que o ano passado recebeu leite a 32,76 cêntimos, se incluirmos o subsídio de refrigeração e adicional, chegou a 36,16 cêntimos. Este é um bom preço. Agora baixou cerca de 4,5 cêntimos, mas também o gasóleo e as rações baixaram de preço, embora outros produtos, como por exemplo os adubos, continuem muito caros e vão ter que ser usados com maior critério.

Podemos concluir o quê?

Que os promotores da nova linha de produção estão descontentes com o preço do leite e que de alguma forma esperam melhorá-lo. Mas uma coisa é certa, lacticínios de qualidade só se fazem se o leite chegar à fábrica com qualidade. Dentro da fábrica não há nenhum processo que melhore a qualidade do leite.

Que recomendações faria aos lavradores?

Que ter o leite melhor pago está nas suas mãos. Se não conseguem produzi-lo com a qualidade adequada devem pedir ajuda urgentemente ou pensar numa saída. Não se pode continuar a permitir que o leite destes contamine o leite dos lavradores que o produzem com qualidade. E que contribua para a menor qualidade dos nossos produtos. Hoje em dia a segurança alimentar é fundamental.

(in Diário Insular)

Etiquetas: , , ,