sexta-feira, julho 31, 2009

Baleias conseguem sair do areal da Praia da Vitória

A última das quatro baleias que entraram terça-feira no Porto Oceânico da Praia da Vitória, na Terceira,já regressou ao mar, revelou hoje o comandante da Capitania do Porto de Angra do Heroísmo, Rodrigues Gonçalves.
Duas das quatro baleias de bico tinham conseguido sair quinta-feira das águas daquele porto, enquanto a restante morreu depois de ter encalhado na areia.
Esta baleia foi removida para o Matadouro Industrial da Terceira, onde será hoje submetida a uma necropsia por uma equipa liderada por uma especialista do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.
Por razões ainda não esclarecidas, um grupo de quatro baleias de bico entrou terça-feira na baía do Porto Oceânico da Praia da Vitória.
João Pedro Barreiros, especialista em comportamento animal, admitiu que as baleias possam ter sido desorientadas pelo ruído. "São animais muito sensíveis ao ruído, que os transtorna e cansa", afirmou, acrescentando que a Baía da Praia da Vitória "tem muito ruído, águas pouco profundas e declives suaves".
Esta conjugação de factores pode ter "desorientado os animais".
Apesar de ainda não terem chegado a conclusões definitivas, os especialistas admitem que se trata de baleias de bico (Sowerdy-Mesoplodomebidens), que pertencem à família dos cetáceos com dentes (Ziphidae).
Trata-se de animais "praticamente desconhecidos ao nível bio-ecológico", já que "vivem afastados do ruído, longe da costa, a grandes profundidades, onde se alimentam".
(In Lusa)

Etiquetas: , ,