quinta-feira, fevereiro 11, 2010

NOS DIAS 19, 20 E 21 DE MAIO Ética e responsabilidade a debater em enfermagem

O auditório da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores vai acolher conferencistas e profissionais de saúde do continente e da região no âmbito das Jornadas de Enfermagem – “Agir em Enfermagem – Ética e Responsabilidade Profissional” é título do encontro da sexta edição.

Ética, responsabilidade e desenvolvimento profissional, concepções e práticas de cuidados de saúde, a saúde e a vida, e o agir e a cultura organizacional são alguns dos temas que vão ser abordados em conferências segundo o programa das VI Jornadas de Enfermagem promovidas pelo Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo (JEHSEAH).
O encontro, denominado ao tema “Agir em Enfermagem – Ética e Responsabilidade Profissional”, pretende reunir durante três dias, 19, 20 e 21 de Maio próximo, centenas de profissionais de saúde, a nível regional e nacional, e demais interessados, no sentido de dar espaço à divulgação de trabalhos/experiências no âmbito das práticas de cuidados, da formação, da investigação e da gestão em enfermagem.
Para além das conferências, o programa do encontro prevê a apresentação de dois painéis dedicados a questões relacionadas com os contributos para a melhoria dos cuidados de saúde e com a contextualização do ciclo da vida.
Enquanto o primeiro contará com a intervenção de Júlio Rocha, Comissão de Ética; Anabela Faria, Comissão da Humanização; Georgina Marques, CCIH; Fátima Costa, Grupo de Trabalho para a implementação da CIPE – todos de departamentos do HSEAH –, e Fátima Drummond, Divisão de Formação da DR Saúde, o segundo terá o contributo de Teresa Valadão Vaz, Escola Básica Integrada de Angra; Irene Blayer, Centro de Saúde de Angra; Daniela Sousa, Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades; e Isabel Simões, Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social.
Cabe a Sérgio Deodato, presidente do conselho jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, e a Luís Ferreira, Centro de Saúde de Ponta Delgada, darem voz respectivamente à conferência de abertura e de encerramento.
Serão ainda promovidos dois workshops, intitulados “Novas abordagens no tratamento de feridas” e “Tratamento de feridas. Um conceito Inovador”, a realizar dia 20, às 11h00 e às 14h00, respectivamente, seguidos de comunicações livres, a partir das 15h30.
Todo o programa científico e social terá lugar no auditório da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo.
(IN A União)