domingo, abril 24, 2011

PSD quer certificar manteiga regional

A manteiga dos Açores deve “possuir um certificado” que a diferencie das demais manteigas, defendeu o líder parlamentar do PSD/Açores, Duarte Freitas, no final de uma reunião no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.
“É um produto que tem um valor intrínseco nutricional próprio, que advém das nossas condições naturais de produção", afirmou Duarte Freitas, salientando que "com estas mais-valias toda a fileira [do leite] pode ter outro tipo de qualificação”.

Nesse sentido, o líder parlamentar do PSD/Açores anunciou que o partido vai apresentar uma proposta de resolução no parlamento regional para que o executivo inicie o processo de certificação da manteiga açoriana.

Na reunião com o director do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores os social-democratas debateram a possibilidade “de uma cooperação técnica” para os estudos que levem à certificação deste produto.

Duarte Freitas considerou, a propósito da valorização dos produtos gastronómicos açorianos, que “se tem perdido demasiado tempo em não se fazer uma maior alusão ao nome Açores”.

“É um nome conhecido e considerado a nível nacional e internacional e que deve ser um chapéu-de-chuva para a comercialização de todos os nossos produtos, sejam o peixe, o turismo, a carne ou os lacticínios”, defendeu.

Duarte Freitas recordou que “a mesma proposta já foi feita para o leite”, assegurando que “um governo social-democrata terá uma atenção muito especial e concreta com a valorização da marca Açores, que tem sido falada mas não concretizada ao longo dos últimos anos”.

O líder parlamentar do PSD/Açores salientou que, por vezes, “há um excesso de burocracia que, com a desculpa da União Europeia, entrava os processos quando outros países, ainda que cumprindo as regras, facilitam os processos”.

Nas declarações que prestou aos jornalistas, Duarte Freitas reafirmou ainda que um futuro Governo da República liderado pelo PSD "vai ter um Ministério da Agricultura", afastando os receios criados pela indicação de que esse ministério poderia ser extinto.
(In Lusa/Açoriano Oriental)