sexta-feira, junho 03, 2011

NA ESCOLA DE ENFERMAGEM Curso de Prevenção do Pé diabético em Angra

O Pé diabético é o tema central de um Curso de Prevenção e Tratamento organizado pela Associação de Diabéticos Açorianos (ADA), localizada no edifício do Centro Comercial da Sé, em Angra do Heroísmo, que terá lugar hoje na Escola de Enfermagem de Angra do Heroísmo.
Trata-se de uma iniciativa orientada para os profissionais de saúde cuja prelectora é Cristina Miguéns, enfermeira do CSFF.
Os objectivos são sensibilizar os médicos e enfermeiros para classificar o paciente quanto ao grau de risco; identificar precocemente as lesões de risco, isquémicas e neuropáticas; estabelecer o tratamento eminentemente preventivo; evitar complicações, contribuir para a optimização do leito hospitalar; e reduzir o número de amputações dos membros inferiores nas pessoas com DM.
Está prevista a abordagem ao pé neuropático, avaliação sensorial – prática simulada, e abodagem local da úlcera neuropática, durante a manhã; e pé neuroisquémico, avaliação vascular – prática simulada e abordagem local da úlcera neuroisquémica no período da tarde.Os trabalhos decorrerão entre as 9h00 e as 17h00.

(in A União)