sábado, julho 02, 2011

DE 8 A 23 DE JULHO Voluntário em defesa do ambiente na Terceira

A Gê-Questa – Associação de Defesa do Ambiente, leva a cabo, de 8 a 23 de Julho, a II edição do Voluntariado Ambiental, um programa de prevenção e protecção ambiental aberto a participantes de várias nacionalidades.
Procurando dar continuidade ao trabalho efectuado em 2010, e sendo este o Ano Europeu do Voluntariado, esta edição receberá na ilha Terceira dezasseis voluntários de sete nacionalidades diferentes, entre espanhóis, italianos e alemães, bem como portugueses do Continente e de várias ilhas dos Açores.
Este programa tem dois tipos de participantes, os voluntários em tempo inteiro, que irão ficar alojados na Pousada da Juventude, e os voluntários parciais, na sua maioria residentes na ilha que apenas têm disponibilidade para participar em algumas das actividades programadas.
O voluntariado ambiental pretende ser uma actividade que junta protecção da natureza, o convívio e a troca de experiencias entre os vários participantes
Segundo Laia Carbonell, uma das mentoras do projecto, este tipo de programa de verão é muito comum em países europeus, aliando “a protecção do ambiente com o turismo, é uma oportunidade de conhecer outros locais de forma activa e descobrir também como se trabalha na Universidade dos Açores, por exemplo”, destacando o aumento de procura registada este ano, com muitos dos participantes “amigos de pessoas que estiveram cá em 2010”
São várias as actividades programadas para estas duas semanas da actividade, desde apoio à Universidade dos Açores em acções de conservação da natureza, a dinamização de recursos naturais da ilha, a monitorização da iluminação em Angra do Heroísmo e na Praia da Vitória, para a elaboração de uma proposta às autarquias para se encontrarem novas formas de iluminação pública que permitam uma diminuição do consumo energético e que sejam mais “amigas” das aves, especialmente dos cagarros.
A agricultura biológica será outra das vertentes desta actividade. Os voluntários vão dar apoio a várias hortas comunitárias, bem como a uma horta escolar nos Biscoitos e a agricultores particulares, de forma a fomentar a actividade agrícola “que mais respeita o ambiente”, refere Laia Carbonell, culminando com a organização de uma feira de produtos biológicos, no Forte de S. Mateus, sede da associação.
A recente polémica dos transgénicos também não foi esquecida pela Gê-Questa, que pretende levar a cabo uma campanha de informação sobre o assunto, com a distribuição de panfletos à população e uma palestra no Raminho, marcada para o dia 17 de Julho.
O contacto com as populações vai-se fazer igualmente através da organização de diversas actividades de educação ambiental direccionadas para crianças, na sede, e para adultos em diversos locais da ilha.
Do plano de actividades para os voluntários consta ainda a melhoria do Forte, recolha de resíduos em espaços naturais, e o apoio à melhoria de trilhos pedestres.
A responsável explicai que o programa deste ano tem uma duração mais curta que o de 2010 devido À falta de apoios, estando já garantida a parceria com a Direcção Regional da Juventude que cede a pousada, alimentação e o cartão Inter-jovem para quem se desloque de outras ilhas, e de várias escolas, estando à espera de resposta por parte das câmaras de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória. Bem como de algumas juntas de freguesia.


(In Renato Gonçalves em A União)